COMO PREPARAR E COZINHAR ALCACHOFRAS

Elas podem ser servidas inteiras, com ou sem recheio, sem falar nos deliciosos fundos de alcachofra. As muito pequenas ficam excelentes quando estufadas inteiras, cortadas pela metade ou em quartos. Não deixe de esfregar limão em todas as superfícies cortadas e usar uma faca de aço inoxidável, para impedir que fiquem escuras.

1. Alcachofras inteiras: Corte o talo bem perto da base. Corte também a ponta, tirando cerca de um terço da altura da alcachofra. Com uma tesoura, apare as extremidades das folhas em toda a volta. Abra as folhas e lave bem entre elas.
   
2. Fundos de alcachofra: Tire todas as folhas externas até atingir as folhas mais claras do miolo. Raspe a parte fibrosa central (pode fazer isso depois de tê-las cozinhado), e corte todas as folhas com faca inoxidável, deixando apenas a base comestível ou fundo.
   
3. Como cozinhar alcachofras: Leve ao fogo água salgada até levantar fervura. Adicione o suco de 1 limão-siciliano ou 3-4 colheres de sopa de vinagre e as alcachofras, colocando um prato sobre elas para mantê-las submersas. Tampe e cozinhe em fogo brando até conseguir furar a extremidade do talo com um garfo: 15-20 minutos (pequenas) e 25-50 minutos (grandes).
   
4. Tire do fogo e escorra muito bem, de cabeça para baixo. Abra as folhas para poder enfiar uma colher no centro e tirar toda a superfície fibrosa da base
   
5. Como cozinhar fundos de alcachofra: Em fogo brando, cobertos de água e sal por 15-20 minutos.
   

 

       FECHAR X